Que o mercado de trabalho mudou isso você já sabe!
Um dos primeiros sinais da falta de engajamento é o chamado Presenteísmo, que nada mais é, que uma forma de ausência em que o trabalhador se apresenta a seu posto de trabalho, mas é incapaz de se dedicar completamente às suas tarefas. O profissional que sofre com o presenteísmo vai ao trabalho todos os dias, seja fisicamente ou home office, mas já não consegue mais se vincular emocionalmente a seus afazeres.
Como podemos gerar comprometimento e interesse no ambiente de trabalho?
- Ambiente dinâmico e metas claras: criar um ambiente que incentive ativamente a equipe e sempre exija seu cuidado e atenção, pode aproximar o profissional desmotivado e disperso do campo do foco, elevando sua motivação e seu entusiasmo, evocando assim, um senso de propósito e acrescentando uma dose de pressão saudável.
- Qualidade de Vida: quando possível, estabeleça intervalos durante o expediente e invista na saúde física e mental da equipe. Esses pontos podem reduzir a pressão e o desgaste do trabalho, que são os dois principais fatores que levam ao alto presenteísmo.
- Comunicação Eficaz: muito além de se estabelecer uma comunicação interna estruturada e sistemas de endomarketing, é imprescindível, que os colaboradores estejam integrados e alinhados com os objetivos do negócio. Como dizia Friedrich Nietzsche, “Quem tem um “porquê” enfrenta qualquer “como”.
- Feedbacks Transparentes: umas das máximas da PNL (Programação Neurolinguistica), é que todo comportamento têm um intenção positiva.
- Treinamento & Desenvolvimento: treinamento, muito além de motivar times, assegura a inserção de novas políticas e necessidades organizacionais, de forma dinâmica, lúdica e interativa. Garante a uniformidade de ações, a continuidade de boas práticas e a retenção de know how.
Resumindo…
De nada adianta ter o vento a seu favor, se houver gente remando contra. Daí vem a importância de promover encontros específicos para reunir o time e melhorar o relacionamento entre toda a equipe.
Para gerar interesse e comprometimento, é fundamental estimular um ambiente de aprendizagem contínua, com senso de propósito, o que tornar o time mais engajado e com resultados excepcionais.
É preciso pertencer, se sentir parte, para se construir Histórias dentro das organizações.
Por: Andréia Santos- Especialista em Desenvolvimento de Pessoas, Treinamentos de Lideranças, Comportamentais e Vendas.