Como manter o equilíbrio emocional diante das diversidades?
Você como todos nós, já teve àqueles momentos, em que nada dá certo e que tudo e todos parecem conspirar contra nós?
Você se pergunta como tudo isso começou e quando irá acabar? E em outros momentos, acredita que merece todo este caos e não se sente merecedor de algo melhor?
Calma ai, vamos lá!
A maneira como nos sentimos, reflete na maneira como vemos e lidamos com os acontecimentos ao nosso redor. Deixa eu lhe explicar melhor… é como se fosse um óculos, cuja a lente é mudada toda vez em que você altera o seu humor e sua percepção diante da vida. Sabe quando você está super bem e parece que tudo o que nos cerca, têm um brilho diferente? Que você se sente mais confiante diante dos desafios?
Chamamos tudo isso de Inteligência Emocional, que nada mais é que a maneira como você lida com os seus sentimentos diante da vida, é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos. Lembre-se que na verdade, não temos poder sobre o outro, ou sobre o que ele poderá nos causar, você pouco pode fazer se alguém lhe corta no trânsito ou grita numa fila no Shopping. O nosso “super poder” é como lidamos com isso. É aquele velha frase: “Não importa o que a vida faz com você, mas o que você faz diante disso”.
Em geral cuide dos seus sentimentos. Ai você deve estar se perguntando, Ok como eu faço isso?
Aqui temos primeiramente o filtro das nossas crenças, incutidas em nossa infância, não vamos entrar neste mérito aqui, será assunto para outro artigo. Basicamente nossos sentimentos são gerados por tudo aquilo que estimulamos, ou seja, o que vemos e ouvimos. Somos seres gregários, desta forma, precisarmos viver em grupo para sobrevivermos (Inteligência Social ou Colaborativa), assim tudo o que o nosso meio social prega, passamos a reproduzir também. Há outras variáveis, desde mídias sociais e TV. Aquilo que focamos, cresce.
Todos os dias somos alvejados por uma séria de informações e acontecimentos que não temos controle, e o que você não controla, não poderá controlar você. Você terá sempre uma escolha!
Meu convite para você:
- Avalie sua semana e quantas coisas ocorreram e você “perdeu a cabeça”, liste cada uma delas.
- Avalie agora, quais delas, de fato você tinha controle?
- O que caberia à você diante destas situações?
É libertador não é?
Não estou dizendo para você ser indiferente com o que lhe cerca, nem pregando aqui a inercia, mas sim, para que você se cobre menos, porque é através da maneira como lidamos com os nossos impulsos e sentimentos é que podemos dominar sensações de ansiedade, depressão ou explosão. Diante de uma chuva, você pouco pode fazer para impedi-la, mas pode se preparar levando um guarda-chuva.
É importante dizer, que quanto mais você investe no seu autoconhecimento, mais bem preparado você estará.
Por: Andréia Santos- Especialista em Desenvolvimento de Pessoas, Treinamentos de Lideranças, Comportamentais e Vendas